O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está a ser avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve justificar-se em ";;;;;Comentários ao Editor";;;;;.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • A bilbiografia está de acordo com a formatação requerida pela revista
  • O texto segue os padrões de estilo estrutura e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria do artigo foi removida do artigo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares.

Normas para os Artigos (template ou modelo para artigos)
Os artigos devem ter uma extensão entre 4000 e 6500 palavras, para a publicação regular. A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 22 páginas, incluindo referências, ilustrações, gráficos, mapas, tabelas, bibliografia e devem obedecer a seguinte estrutura:


a) Identificação no alto da página incluindo:
- Título do artigo (em português e inglês): deve ser claro e objectivo e explícito, podendo ser completado por um subtítulo.
- Nome(s) do(s) autor(es) – instituição à qual se vincula, e-mail (estes dados apenas devem constar após a aprovação do artigo).
b1) Resumo em português (máximo de 150 palavras)
É a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importância. O resumo deve apresentar de forma concisa, os objectivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 150 palavras.
b2) Resumo noutra língua estrangeira: abstract, resumen … (máximo de 150 palavras)
c) Palavras-chave
São descritores, que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores desejado é de, no mínimo, dois e no máximo cinco.
Observação: o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) em língua estrangeira devem obedecer aos mesmos padrões de exigência que em língua portuguesa.
d) Corpo do Texto
O texto deve ser dividido em três partes:
1 -Introdução : deve expor brevemente o tema, apresentar definições, conceituações, pontos de vista e abordagens, justificativa da escolha do tema, objectivos e plano adoptado para o desenvolvimento da pesquisa ou estudo; deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pressupostos necessários à sua compreensão.
2 -Desenvolvimento: núcleo do trabalho onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Pode ter títulos e subtítulos, dependendo do grau de estruturação do texto.
3 -Conclusão : síntese final do trabalho
As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Devem ser de numeração automática e colocadas no final da página.
e) Exemplo para formatação (em Word):  modelo para artigo.
Neste modelo podem ser observadas as normas bibliográficas.


Declaração do Direito de Autor


Os autores dos artigos submetidos para publicação são responsáveis pelo respeito dos direitos de autor e direitos conexos no que se refere a citações, transcrições e a elementos figurativos e gráficos integrados nos textos das submissões. Qualquer problema legal neste âmbito é da responsabilidade dos autores das submissões.
Ao submeter um texto à revista os autores mantêm os direitos intelectuais sobre o texto. Os autores concordam também em autorizar a indexação dos artigos em repositórios de informação académica/científica. Aos autores é também reconhecido o direito de disponibilizarem os seu artigos em repositórios científicos institucionais.


Os trabalhos são publicados com base na licença Creative Commons:


 Licença Creative Commons
Eduser - revista de educação by http://www.eduser.ipb.pt is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Unported License.