Foco e Escopo

A revista EduSer é uma revista da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É uma publicação electrónica, interdisciplinar de carácter científico-divulgativo, dirigida a investigadores e profissionais da educação em geral. Pretende fomentar o debate científico e profissional, o intercâmbio de ideias e a difusão de resultados de investigação indutores de mudanças de práticas educativas e formativas

Trabalhos para publicação:

1. a) A revista está aberta a contributos de todos os profissionais da educação para o envio de artigos relacionados com investigação e ensaios teóricos.
  2. b) Os trabalhos devem ajustar-se às normas de publicação da revista e serão submetidos a um processo de avaliação por pares com base em critérios de avaliação.
  3. c) Os artigos devem ser trabalhos inéditos.

Publicação:

- Artigos:

- Sínteses ou análises que exponham o estado da arte nos âmbitos dos temas da revista;

- Propostas teóricas, avanços metodológicos, desenvolvimento de experiências inovadoras.

- Recensões de livros e teses:

- Comentários críticos de livros, documentos relevantes, ou teses, relacionados com temas educativos.

- Possuem um carácter divulgativo e não estão sujeitas a avaliação científica. A responsabilidade dos comentários é dos respectivos autores.

- Relatos de experiências

- Visam a divulgação de experiências e projectos educativos inovadores em fase de implementação.

1. b) Afirmações, opiniões, imagens e conceitos apresentados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
  2. c) Os artigos devem ser submetidos em formatos doc, odt ou rtf, sem identificação do(s) autor(es) e origem institucional do artigo.

Processo de Avaliação por Pares

Todos os artigos serão submetidos à Comissão Científica ou avaliadores da revista para avaliação por pares. Os artigos serão enviados para membros da Comissão Científica que tenham investigação na área do artigo submetido. No caso de avaliação ser díspar, o artigo será avaliado por um terceiro elemento da Comissão Científica. Pretende-se que mais de metade dos elementos desta Comissão sejam exteriores à instituição que edita a revista. A avaliação é feita com base em modelo próprio, a preencher pelos avaliadores. Depois do artigo ser enviado para o avaliador, o prazo de resposta é de um mês.

Terminado o processo de avaliação, os autores serão informação da decisão editorial, fundamentada com a opinião dos revisores. No caso do artigo ser aceite para publicação, o autor será informado para coloca a informação da autoria (nome, instituição e mail) e reenviar o documento ´completo através da plataforma da revista.

A revista edita dois números por ano, em formato PDF.

Política de incompatibildade

- Os editores responsáveis pela edição de números da revista, não poderão submeter e consequentemente publicar artigos nesse número da revista.

- Os artigos oriundos de investigadores de uma instituição, não poderão ser avaliados por revisores da mesma instituição.

Política de Acesso Livre

- Os processos de submissão de artigos, avaliação, revisão e edição, não terão qualquer custo para os autores.

- Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Procura-se deste modo divulgar o conhecimento a nível mundial ao mesmo tempo que se possibilita a utilização da investigação em benefício da educação.

A publicação está sobe licença:

Licença Creative Commons
Eduser - revista de educação by http://www.eduser.ipb.pt is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Unported License.

Indicações para autores:

Normas para os Artigos (template ou modelo para artigos)

Os artigos devem ter uma extensão entre 4000 e 6500 palavras, para a publicação regular. A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 22 páginas, incluindo referências, ilustrações, gráficos, mapas, tabelas, bibliografia e devem obedecer a seguinte estrutura:

1. a) Identificação no alto da página incluindo:

- Título do artigo (em português e inglês): deve ser claro e objectivo e explícito, podendo ser completado por um subtítulo.

- Nome(s) do(s) autor(es) – instituição à qual se vincula, e-mail (estes dados apenas devem constar após a aprovação do artigo).

b1) Resumo em português (máximo de 150 palavras)

É a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importância. O resumo deve apresentar de forma concisa, os objectivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 150 palavras.

b2) Resumo noutra língua estrangeira: abstract, resumen … (máximo de 150 palavras)

1. c) Palavras-chave

São descritores, que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores desejado é de, no mínimo, dois e no máximo cinco.

Observação: o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) em língua estrangeira devem obedecer aos mesmos padrões de exigência que em língua portuguesa.

1. d) Corpo do Texto

O texto deve ser dividido em três partes:

1 -Introdução : deve expor brevemente o tema, apresentar definições, conceituações, pontos de vista e abordagens, justificativa da escolha do tema, objectivos e plano adoptado para o desenvolvimento da pesquisa ou estudo; deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pressupostos necessários à sua compreensão.

2 -Desenvolvimento: núcleo do trabalho onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Pode ter títulos e subtítulos, dependendo do grau de estruturação do texto.

3 -Conclusão : síntese final do trabalho

As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Devem ser de numeração automática e colocadas no final da página.

1. e) Exemplo para formatação (em Word): modelo para artigo.