Foco e Escopo

A revista EduSer é uma revista da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É uma publicação electrónica, interdisciplinar de carácter científico-divulgativo, dirigida a investigadores e profissionais da educação em geral. Pretende fomentar o debate científico e profissional, o intercâmbio de ideias e a difusão de resultados de investigação indutores de mudanças de práticas educativas e formativas

Trabalhos para publicação:

  1. a) A revista está aberta a contributos de todos os profissionais da educação para o envio de artigos relacionados com investigação e ensaios teóricos.
  2. b) Os trabalhos devem ajustar-se às normas de publicação da revista e serão submetidos a um processo de avaliação por pares com base em critérios de avaliação.
  3. c) Os artigos devem ser trabalhos inéditos.

  Publicação:

- Artigos:

- Sínteses ou análises que exponham o estado da arte nos âmbitos dos temas da revista;

- Propostas teóricas, avanços metodológicos, desenvolvimento de experiências inovadoras.

- Recensões de livros e teses:

- Comentários críticos de livros, documentos relevantes, ou teses, relacionados com temas educativos.

- Possuem um carácter divulgativo e não estão sujeitas a avaliação científica. A responsabilidade dos comentários é dos respectivos autores.

- Relatos de experiências

- Possuem um carácter divulgativo e não estão sujeitas a avaliação científica. A responsabilidade dos comentários é dos respectivos autores.       

- Visam a divulgação de experiências e projectos educativos inovadores em fase de implementação.                              

  1. b) Afirmações, opiniões, imagens e conceitos apresentados nos artigos são de responsabilidade dos autores;
  2. c) Os artigos devem ser submetidos em formatos doc, odt ou rtf, sem identificação do(s) autor(es) e origem institucional do artigo.

Processo de Avaliação por Pares

A revista EduSer, utiliza o processo de revisão cega por pares. Todos os artigos submetidos à revista serão submetidos a pelo menos dois avaliadores, especialistas na temática do artigo. Do processo de revisão podem resultar várias situações:

  • Se o artigo for aprovado pelos dois revisores, sem alterações, os autores são informados e o documento segue o processo normal de edição;
  • Se o artigo for aprovado pelos dois revisores e sugeridas alterações estruturais, os autores são informados da necessidade de reformulação do artigo. Depois de realizadas as alterações solicitadas, o artigo será novamente enviado para os mesmos revisores, que o poderão aprovar ou reprovar.
  • Se artigo for aprovado por um revisor e reprovado por outro, o artigo seguirá uma nova ronda de avaliação para mais dois especialistas. Se estes dois especialistas não aprovarem o artigo, o artigo será recusado para publicação.
  • Se a comissão científica da revista não contemplar especialistas no âmbito da temática de um artigo recebido, a equipa editorial selecionará avaliadores externos para avaliar esses artigos.

Terminado o processo de avaliação, os autores serão informados da decisão editorial, fundamentada com a opinião dos revisores. No caso do artigo ser aceite para publicação, o autor será informado para colocar a informação da autoria (nome, instituição e mail) e reenviar o documento completo através da plataforma da revista.

 

Periodicidade

A revista edita dois números por ano, em formato PDF.

Política de incompatibilidade

- Os editores responsáveis pela edição de números da revista, não poderão submeter e consequentemente publicar artigos nesse número da revista.

- Os artigos oriundos de investigadores de uma instituição, não poderão ser avaliados por revisores da mesma instituição.

 

Política de Acesso Livre

- Os processos de submissão de artigos, avaliação, revisão e edição, não terão qualquer custo para os autores.

- Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Procura-se deste modo divulgar o conhecimento a nível mundial ao mesmo tempo que se possibilita a utilização da investigação em benefício da educação.

 

A publicação está sob licença:

 Licença Creative Commons
Eduser - revista de educação by http://www.eduser.ipb.pt is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Unported License.

A revista possui manual de boas práticas: [PT] [EN]

Indicações para autores:

Normas para os Artigos (modelo para artigos [PT], template [EN])

 

Os artigos devem ter uma extensão entre 4000 e 6500 palavras, para a publicação regular. A extensão de cada artigo deverá ser de, no máximo, 22 páginas, incluindo referências, ilustrações, gráficos, mapas, tabelas, bibliografia e devem obedecer a seguinte estrutura:

  1. a) Identificação no alto da página incluindo:

- Título do artigo (em português e inglês): deve ser claro, objectivo e explícito, podendo ser completado por um subtítulo.

- Nome(s) do(s) autor(es) – instituição à qual se vincula, e-mail (estes dados apenas devem constar após a aprovação do artigo).

b1) Resumo em português (máximo de 150 palavras)

É a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importância. O resumo deve apresentar de forma concisa, os objectivos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 150 palavras.

b2) Resumo noutra língua estrangeira: abstract, resumen… (máximo de 150 palavras)

  1. c) Palavras-chave

São descritores, que identificam o conteúdo do artigo. O número de descritores desejado é de, no mínimo, dois e no máximo cinco.

Observação: o resumo (abstract) e as palavras-chave (keywords) em língua estrangeira devem obedecer aos mesmos padrões de exigência que em língua portuguesa.

  1. d) Corpo do Texto

O texto deve ser dividido em três partes:

1 -Introdução: deve expor brevemente o tema, apresentar definições, conceitos, pontos de vista e abordagens, justificativa da escolha do tema, objectivos e plano adoptado para o desenvolvimento da pesquisa ou estudo; deve situar o problema da pesquisa no contexto geral da área e indicar os pressupostos necessários à sua compreensão.

2 -Desenvolvimento: núcleo do trabalho onde o autor expõe, explica e demonstra o assunto em todos os seus aspectos. Pode ter títulos e subtítulos, dependendo do grau de estruturação do texto.

3 -Conclusão: síntese final do trabalho

As notas de rodapé deverão ser utilizadas para esclarecimentos absolutamente necessários. Devem ser de numeração automática e colocadas no final da página.

 

  1. e) Exemplo para formatação (em Word): modelo para artigo/template [EN]