Sobre a Revista
A Revista EduSer é uma publicação científica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, fundada em 2003. Trata-se de uma publicação eletrónica, interdisciplinar, dirigida a investigadores/as e profissionais da educação em geral que pretende fomentar o debate científico e a difusão de resultados de investigação indutores de mudanças de práticas educativas e formativas. A partir de 2022, tendo em vista a promoção de um maior fortalecimento da partilha de conhecimento científico ao nível internacional, a revista publica artigos originais em três línguas: português, inglês e espanhol. A revista aceita manuscritos inéditos sobre investigação empiricamente sustentada ou reflexões teóricas e recensões críticas inovadoras que fomentem o avanço do conhecimento na área da educação em geral. Aceita em permanência a submissão de artigos de tema livre. Publica também números temáticos e não temáticos sob proposta de investigadores.
Tempo de revisão
Os revisores possuem 20 dias para completar a revisão. O tempo de comunicação dos resultados aos autores poderá ser superior a este período de tempo se os artigos necessitarem de um novo processo de revisão.
Tempo de publicação
Terminado o processo de revisão científica e de revisão da tradução dos resumos, a Revista EduSer publicará os artigos em fluxo contínuo, mudando a partir de janeiro de 2023 a sua periodicidade semestral.
Conflito de interesses
A revista EduSer solicita aos revisores que manifestem ausência de conflito de interesses na avaliação dos artigos.
Responsabilidade ética
A Equipa Editorial da revista EduSer segue boas práticas em matéria de ética e previne irregularidades nas suas publicações não tolerando qualquer tipo de conduta antiética. Desta forma, os autores que submetam artigos devem assegurar:
- que foram cumpridos todos os procedimentos éticos nos processos de investigação;
- que o artigo proposto é original e não foi submetido, no seu todo ou em parte, noutra revista, quer no formato impresso quer no eletrónico;
- a inexistência de qualquer forma de plágio e de auto-plágio.
Desta forma não serão permitidos textos com conteúdos ou linguagem discriminatórios e/ou ofensivos para um determinado grupo social. Nestes casos os artigos não entram no processo de avaliação, sendo rejeitados de antemão.
Para proteção dos direitos de autor a revista Eduser utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) e, para situações omissas que possam surgir, a Equipa Editorial entrará em contacto com os autores e seguirá o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação do COPE (Committee on Publication Ethics – http://publicationethics.org) ) e o Código de Conduta do Instituto Politécnico de Bragança.
Periodicidade
A partir de janeiro de 2023 a Revista EduSer passou à edição de artigos, em formato PDF, em FLUXO CONTÍNUO, sendo estes publicados logo após terem sido avaliados e aprovados.
Política de incompatibilidade
Não se aceitam artigos que, de alguma forma, façam publicidade direta a produtos ou marcas.
Política de Acesso Livre
Os processos de submissão de artigos, avaliação, revisão e edição, não terão qualquer custo para o(s) autor(es).
A revista EduSer oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Procura-se, deste modo, divulgar o conhecimento a nível mundial ao mesmo tempo que se possibilita a utilização da investigação em benefício da educação e áreas afins.
Processo de Avaliação por Pares
A revista EduSer utiliza o processo de revisão cega por pares. Todos os artigos submetidos à revista serão enviados a pelo menos dois avaliadores, especialistas na temática do artigo. Do processo de revisão podem resultar várias situações:
- # Se o artigo for aprovado pelos dois revisores, sem alterações, os/as autores/as são informados/as e o documento segue o processo normal de edição;
- # Se o artigo for aprovado pelos dois revisores e sugeridas alterações estruturais, os/as autores/as são informados/as da necessidade de reformulação do artigo. Depois de realizadas as alterações solicitadas, o artigo será novamente enviado para os mesmos revisores que o poderão aceitar ou rejeitar.
- # Se o artigo for aprovado por um revisor e rejeitado, por outro, o mesmo seguirá uma nova ronda de avaliação por mais dois especialistas. Se estes dois especialistas não aprovarem o artigo, este será recusado para publicação.
- # Se a comissão científica da revista não contemplar especialistas no âmbito da temática de um artigo recebido, a equipa editorial selecionará avaliadores externos para avaliar esses artigos.
Terminado o processo de avaliação, os/as autores/as serão informados/as da decisão editorial, fundamentada com a opinião dos revisores. No caso do artigo ser aceite para publicação, os/as autores/as serão informados/as para colocar a informação da autoria (nome, afiliação institucional e endereço eletrónico) e reenviar o documento completo através da plataforma da revista.