Atitudes Face ao Desporto e Comportamentos agressivos: comparação entre Andebolistas e Basquetebolistas

Main Article Content

Vítor Ferreira Nuno Januário Paulo Martins Ana Ayala Aida Gonçalves Edgar Sousa Ana Rita Machado

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar as Atitudes face ao Desporto e os comportamentos agressivos em dois desportos coletivos, comparando andebolistas e basquetebolistas.


Utilizámos o Aggression Questionnaire / Questionário de Agressividade (AQ) (de Buss & Perry, 1992, na versão portuguesa de Cunha & Gonçalves, 2012) e o Sports Attitudes Questionnaire / Questionário de Atitudes face ao Desporto (SAQ) (de Lee, 1996, na versão portuguesa de Gonçalves, Silva, Chatzisarantis, Lee & Cruz, 2006).


Participaram no estudo 32 atletas (21♂,11♀), 15 andebolistas e 17 basquetebolistas.


Os resultados apontam para a inexistência de diferenças significativas na agressividade (entre as duas modalidades e entre o género dos praticantes). No que respeita às atitudes face ao desporto, encontraram-se diferenças no fator ‘Convenção’ em função do género dos atletas. Foram identificadas associações entre alguns factores da agressividade e das atitudes face ao desporto.


Palavras-chave: Atitudes; Desporto; Comportamentos Agressivos; Andebol; Basquetebol;

Article Details

Como citar
FERREIRA, Vítor et al. Atitudes Face ao Desporto e Comportamentos agressivos: comparação entre Andebolistas e Basquetebolistas. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 18-34, dec. 2018. ISSN 1645-4774. Disponível em: <https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/104>. Acesso em: 23 july 2019.
Secção
Artigos