Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas

Main Article Content

Leanete Thomas Dotta Angélica Monteiro Ana Mouraz

Resumo

Este artigo, produzido no âmbito do projeto “Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50” (REKINDLE+50), tem por objetivo contribuir para o debate em torno da relação entre os professores experientes ou veteranos e o uso das tecnologias digitais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma revisão de literatura incluindo simultaneamente questões do envelhecimento docente cruzadas com as da utilização das tecnologias na educação. Os dados tratados evidenciam alguns mitos e crenças nem sempre com fundamento, tais como a proficiência “inata” dos estudantes para as TIC e a completa e irremediável falta de apetência dos professores experientes para as questões tecnológicas. São, ainda, apresentadas algumas práticas que propiciam o desenvolvimento profissional dos docentes experientes através de ações de formação contínua, do desenvolvimento de comunidades de prática e da partilha com outros professores com menos anos de experiência profissional.

Article Details

Como citar
DOTTA, Leanete Thomas; MONTEIRO, Angélica; MOURAZ, Ana. Professores experientes e o uso das tecnologias digitais: mitos, crenças e práticas. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 11, n. 1, p. 45-60, june 2019. ISSN 1645-4774. Disponível em: <https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/124>. Acesso em: 13 dec. 2019. doi: http://dx.doi.org/10.34620/eduser.v11i1.124.
Secção
Artigos