Competências digitais de professores do estado do Paraná (Brasil)

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Eunice Silva
Maria João Loureiro
Magda Pischetola

Resumo

Neste estudo é feito uma análise dos dados de uma pesquisa descritiva e de cunho exploratório, recortando as perceções de professores do estado do Paraná (Brasil) sobre as suas práticas de integração das TIC. Visa-se caracterizar as perceções e discutir que tipo de competências digitais essas práticas refletem. Os dados foram sujeitos a análise estatística descritiva e os resultados analisados tendo em conta os índices do European Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu). Identificou-se que os professores desenvolvem sua atividade em contextos profissionais com alto estímulo para a exploração das TIC, recorrem à internet em busca de novas metodologias de ensino, planejam com o uso das TIC, supervisionam pesquisas feitas por alunos e promovem trabalho colaborativo. Considera-se que o estudo é relevante por analisar práticas educativas com TIC em um contexto brasileiro considerando indicadores de um referencial que pode ser norteador de políticas para o desenvolvimento de competências digitais.

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Como Citar
Silva, E., Loureiro, M. J., & Pischetola, M. (2019). Competências digitais de professores do estado do Paraná (Brasil). EduSer, 11(1), 61–75. https://doi.org/10.34620/eduser.v11i1.125
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Artigos

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