Ensinar a Ensinar: a investigação como princípio pedagógico e a autobiografia como processo

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Maria Isabel Baptista

Resumo

O presente artigo, numa visão actual e progressista, explica um modo diferente de pensar a formação inicial de professores, ligando-a de forma activa com a construção e gestão do conhecimento pelos actores do processo formativo. A formação, como parte substancial de um processo de mudança, deve incorporar e partilhar momentos de avaliação, investigação e inovação, suportados pelo relato e subsequente análise da realidade e dos processos de mudança, que se pretende tenham um carácter operativo e transformador no seio dos ambientes educativos.


Palavras-chave: Formação inicial de professores, projecto de formação, desenvolvimento profissional, relato (auto)biográfico,  análise/reflexão, mudança/inovação, construção e gestão do conhecimento profissional

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Como Citar
Baptista, M. I. (2016). Ensinar a Ensinar: a investigação como princípio pedagógico e a autobiografia como processo. EduSer, 2(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v2i1.16
Secção
Artigos