O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática

Conteúdo do artigo principal

Elisabete Choupina
Manuel Meirinhos

Resumo

Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se a
possibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual de
prática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em
2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538
membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina de
Educação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de prática
tem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como são
utilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, como
é que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que esta
comunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-se
a prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para,
informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente; Comunidade virtual de prática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Choupina, E., & Meirinhos, M. (2016). O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática. EduSer, 6(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v6i1.59
Secção
Artigos