Inteligência Espiritual – um bem educativo

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Roque Rodrigues Antunes Ana paula Silva

Resumo

Faz-se neste artigo um mapeamento da literatura sobre inteligência espiritual. Parte-se das primeiras teorias
e percorre-se a evolução das mesmas, sinalizando os principais marcos tais como a teoria das inteligências
múltiplas de Gardner (1995), a inteligência emocional de Goleman (1997) e a inteligência espiritual de
Emmons (1999) e Zohar e Marshall (2004), prosseguindo-se com a análise do contributo de vários autores
até 2013. Procura-se ainda evidenciar a necessidade de considerar este tipo de inteligência no campo da
educação, nomeadamente as suas categorias de transcendência e integração que se nos afiguram como
uma base adequada para a prossecução de uma educação transformadora.
Palavras-chave: Teorias da inteligência, inteligência espiritual; educação

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Como citar
ANTUNES, Roque Rodrigues; SILVA, Ana paula. Inteligência Espiritual – um bem educativo. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 7, n. 1, dec. 2016. ISSN 1645-4774. Disponível em: <https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/62>. Acesso em: 09 apr. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.34620/eduser.v7i1.62.
Secção
Artigos