Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância

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Sara Barros Araújo
Ana Pereira Antunes

Resumo

Este estudo centra-se na avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado, no âmbito de uma abordagem autêntica e participativa à avaliação. Pretende, mais especificamente, analisar a evolução de estagiárias/os ao nível da aprendizagem em domínios estruturantes do perfil específico de desempenho docente do educador de infância. Participaram no estudo 41 estudantes que frequentaram um Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos de 201213 e 2013-14. Foram analisados os dados decorrentes da utilização da grelha de avaliação sobre os processos de desenvolvimento na prática pedagógica supervisionada, em quatro domínios (observação, planificação, ação e reflexão), em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. As análises efetuadas permitiram verificar que há diferenças estatisticamente significativas nos quatro domínios analisados, entre os dois momentos de avaliação, revelando evolução das/os alunas/os. Estes dados permitem retirar ilações acerca dos percursos evolutivos das/os estudantes em domínios estruturantes da aprendizagem profissional, e acerca da eficácia percebida dos processos formativos.

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Como Citar
Araújo, S. B., & Antunes, A. P. (2017). Avaliação do estágio supervisionado: perfis evolutivos na formação de educadoras/es de infância. EduSer, 9(2), 28–41. https://doi.org/10.34620/eduser.v9i2.99
Secção
Artigos