INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais

Main Article Content

Raquel Branquinho Ivone Fachada Vítor Gonçalves Paula Vaz Carlos Aguiar

Resumo

A diversidade trazida pelos movimentos migratórios desperta novos desafios nas instituições, no que respeita à conceção de estratégias que promovam e valorizem a interação, o diálogo intercultural, o capital social coletivo e as competências individuais. Assim, no ano letivo de 2016/2017, surgiu a primeira edição do projeto INTEGRA(-TE): “Rotas Científicas para uma Integração Intercultural”, promovido pelo Centro Ciência Viva de Bragança em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança. Este projeto visa a criação de oportunidades de aprendizagem e de inclusão social a jovens oriundos dos PALOP que estudam no IPB e residem em Bragança. Nesta edição participaram n=110 jovens, em ações de promoção da cultura científicas,
tecnológicas, pedagógicas e de educação para o empreendedorismo. Os resultados desta primeira edição denotam uma participação muito positiva em todas as ações realizadas, para além de sugerirem o interesse na replicação desta iniciativa e sua consequente disseminação e expansão, para outros contextos e domínios de necessidades.

Article Details

Como citar
BRANQUINHO, Raquel et al. INTEGRA(-TE): um projeto de integração de jovens PALOP através de ações científicas, empreendedoras e multiculturais. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 33-48, july 2018. ISSN 1645-4774. Disponível em: <https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/111>. Acesso em: 13 dec. 2018.
Secção
Artigos