Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios

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Soraia Gadelha Carolino
Luís Manuel Antunes Capucha
Francisco Herbert Lima Vasconcelos
Claudemir Cosme da Silva

Resumo

Os novos modelos educacionais exigem profissionais que interajam com a tecnologia digital, não apenas com familiaridade, mas com capacidade de aplicação estratégica e proativa destes recursos. A realidade exige uma redefinição constante de práticas educativas e as competências digitais do Gestor Escolar emergem como fundamentais para a inovação, fomento e eficiência das ações educativas. O objetivo do presente estudo é investigar as definições, contextos profissionais e perspectivas da relação do Gestor Escolar com a tecnologia digital. Partimos da seguinte pergunta: de que forma é que as práticas profissionais dos Gestores Escolares, e os desafios que enfrentam, refletem a necessidade de desenvolvimento das competências digitais? O estudo justifica-se por avançar com a discussão sobre as necessidades profissionais específicas e prática dos Gestores Escolares. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da literatura conduzida pelas etapas de planeamento, condução e descrição do estudo. Foram utilizadas bases de dados, nacionais e internacionais, Scopes, B-on e Repositório Capes para a busca de estudos correlatos ao tema. Em suma, todos os estudos analisados ratificaram a necessidade e relevância das Competências Digitais do Gestor Escolar na atual conjuntura educacional, no entanto, uma lacuna conceitual significativa é identificada, pois os textos não uma vez que os textos não detalham quais ações específicas compõem esse conjunto de competências. Adicionalmente, o estudo identificou necessidades e desafios particulares relacionados à aquisição e aplicação destas competências, como a falta de modelos pedagógicos nacionais fundamentados em práticas digitais. Foi apontada ainda a carência de políticas públicas de investimento em estrutura e formação para uma gestão escolar inovadora e alinhada com as demandas contemporâneas.

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Como Citar
Carolino, S. G., Antunes Capucha, L. M., Lima Vasconcelos, F. H., & da Silva, C. C. (2024). Competências digitais do gestor escolar: uma discussão acerca da relevância, práticas e desafios. EduSer, 16(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v16i1.271
Edição
Secção
Artigos
Biografias Autor

Luís Manuel Antunes Capucha, Isntituto Universitário de Lisboa - ISCTE

Sociólogo, professor associado e atual Diretor do Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do ISCTE-IUL e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, desde 1987. Membro do Conselho Nacional de Educação. Foi diretor da Revista Sociologia, Problemas e Práticas.

Os principais temas de pesquisa são as políticas de luta contra a pobreza e a exclusão social, as políticas sociais, as políticas de educação e de formação, as culturas populares, a reabilitação de pessoas com deficiência e as metodologias de planeamento e avaliação. É autor de livros, capítulos de livros e artigos de revista e outros títulos (mais de uma centena e meia) publicados em Portugal, Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália, Brasil, Mauritânia, Bélgica e Angola. Apresentou comunicações e Conferências em cerca de duzentos encontros científicos em Portugal e no estrangeiro. Foi Director-Geral do Departamento de Estudos, Prospetiva e Planeamento do Ministério do Trabalho e Solidariedade Social (1998-2001), Director-Geral da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (2006-2008) e Presidente da Agência Nacional para a Qualificação (2008-2011). Foi membro do Comité de Emprego da União Europeia. É um colaborador ativo de associações diversas, de caráter social, profissional e local.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFC

É professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre na área de tecnologia aplicada a educação e metodologia de ensino com objetos de aprendizagem no ensino de Ciências da Natureza e Física em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui Doutorado na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem com Análise Multidimensional e Multilinear, em Engenharia de Teleinformática, também pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Foi consultor do PASEM - Programa de Apoio Educacional do Mercosul realizado pela União Europeia, coordenando missões educacionais internacionais. É consultor ad hoc do Ministério da Educação (MEC) e da Diretoria de Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente é Secretário da Educação do Município de Sobral-Ce, e professor permanente e orientador dos programas de pós-graduação em nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática e de Mestrado em Ciência da Informática, ambos pela UFC, além de docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE.

Claudemir Cosme da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Ensino no Renoen - Universidade Federal do Ceará. Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo pesquisa em Análise de Desempenho de Coletor Solar com Nanofluidos: Modelagem Numérico Computacional. Especialista em Ensino de Física. Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física.

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