Escolas ribeirinhas impulsionam iniciativas de levantamentos da atividade pesqueira com a ciência cidadã: um estudo de caso na Bacia do Madeira, Amazónia, Brasil

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Danielle Mendonça Pinto
Berenice Perpétua Simão
João Carlos Martins Azevedo
Carolina Rodrigues da Costa Doria

Resumo

Este trabalho teve como objetivo o levantamento de informações etnoictiológicas junto de pescadores da região do Baixo Madeira, por meio da metodologia de ciência cidadã participativa aplicada nas escolas públicas Juracy de Lima Tavares (São Carlos) e Raimundo Nonato Vieira da Silva (Cujubim Grande). A pesquisa envolveu 125 estudantes do ensino médio, com idades entre 15-23 anos, nas diferentes etapas da investigação científica: definição da pergunta, coleta e análise de dados, apresentação e discussão dos resultados. Os/as estudantes realizaram registros diários do consumo familiar de proteína animal e entrevistas de campo com pescadores locais. Os resultados mostraram que os pescadores têm idade mediana de 40 anos, e utilizam o pescado principalmente para o consumo (59% São Carlos; 62% Cujubim Grande). O consumo mediano do pescado foi, para São Carlos, de 0.38kg/pessoa/dia e, para Cujubim Grande, de 0.32kg/pessoa/dia. Registou-se o consumo de 24 espécies de peixes, destacando-se as frugívoras, representando >40% da biomassa total em quilogramas (kg). Informações ecológicas, obtidas com os pescadores sobre as plantas frutíferas que servem de alimento para os peixes frugívoros e os ambientes explorados por essas espécies, reforçam a importância de conservar e proteger as florestas alagáveis para manutenção dos estoques pesqueiros. Esta experiência inovadora de educação proporcionou aos estudantes um aprendizado coletivo sobre a importância dos recursos pesqueiros para subsistência familiar e contribuiu para a valorização da atividade pesqueira e do conhecimento cidadão para gerar subsídios a programas de manejo e conservação que possam garantir a sustentabilidade das pescarias.

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Como Citar
Mendonça Pinto, D. ., Perpétua Simão, B., Carlos Martins Azevedo, J., & Rodrigues da Costa Doria, C. (2025). Escolas ribeirinhas impulsionam iniciativas de levantamentos da atividade pesqueira com a ciência cidadã: um estudo de caso na Bacia do Madeira, Amazónia, Brasil. EduSer, 17(1). https://doi.org/10.34620/eduser.v17i1.296
Secção
Artigos
Biografias Autor

Berenice Perpétua Simão, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar – Doutorado Profissional (PPGEE-Prof.), Universidade Federal de Rondónia, Campus de Porto Velho, Brasil.

Professora na rede pública de ensino, Doutoranda em Educação Profissional (PPGE-Prof) e Mestra em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PGDRA) pela Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Graduada em Letras e Educação Física, Especialista em Literatura Brasileira e Gestão de Sistemas Complexos na Amazônia. É também Membro dos Grupos de Pesquisas GPERS - Grupo de Pesquisa em Energia Renovável Sustentável (UNIR) e Amazon Dams Network (UF/EUA). Atua na Educação nas áreas de letras e na área cultural com Danças e cultura populares desde 1994. 

João Carlos Martins Azevedo, Centro de Investigação de Montanha (CIMO), Laboratório Associado para a Sustentabilidade e Tecnologia em Regiões de Montanha (LA SusTEC), Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, Bragança, Portugal.

João C. Azevedo is "Professor Coordenador" at the "Instituto Politécnico de Bragança" (IPB), Researcher at the "Centro de Investigação de Montanha" (CIMO) and Associate Laboratory for Sustainability and Technology in Mountains Regions (SusTEC), in Portugal, and Researcher at the UNESCO Chair "Agua y Paz" Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), Universidad Rey Juan Carlos (URJC), Spain. He is Chair of the IUFRO Landscape Ecology unit (8.01.02), Deputy of IUFRO Division 8 (Forest Environment, unit 8.00.00), and Vice-president of the Portuguese Forest Science Society. He is former President of the Portuguese Landscape Ecology Association (IALE-Portugal), former member of the Independent Observatory for Forest Fires (Portuguese Parliament), Mountain Partnership Steering Committee (UN), Euromontana Board of Directors, and directive bodies of the Iberian Mountain Research Network and the Portuguese Mountain Research Network. His research interests include forest landscape ecology, sustainability in forested landscapes, ecosystem services in changing landscapes, sustainable forest bioenergy production systems and mountain sustainability. João is a member of the Editorial Board of the journals Ecological Processes, Mountain Research and Development, Journal of Mountain Science, Ciência Rural, and Revista Árvore-Journal of Brazilian Forest Science, and Forest Landscape Ecology Section Editor of the journal Current Landscape Ecology Reports. João holds a BS in Forest Engineering from Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal, and MSc and PhD degrees in Forestry from Texas A&M University, College Station, USA.

Carolina Rodrigues da Costa Doria, Núcleo de Ciências Exatas e da Terra (NCET), Laboratório de Ictiologia e Pesca (LIP), Universidade Federal de Rondónia, Campus de Porto Velho, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (1991), mestrado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (1994), doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (2004) e pós-doutorado em Gestão Pesqueira na Universidade da Flórida. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Rondônia, Docente do Departamento de Biologia, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, da Rede Bionorte e Conservação e Uso de Recursos Naturais. Visiting Faculty in the Center for Latin American Studies of University of Florida. Também membro da Ação Ecológica Guaporé (ECOPORÉ - ONG). Meus interesses de pesquisa incluem ictiologia e gestão pesqueira, gestão comunitária dos recursos naturais, impactos das barragens, governança e resiliência dos sistemas sócio-ecológicos na Amazônia.

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