Contributos para uma prática avaliativa reguladora da aprendizagem

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Carlos Alberto Ferreira

Resumo

A regulação da aprendizagem constitui um processo que decorre da prática da avaliação formativa e que se traduz na adaptação da ação pedagógica aos diferentes percursos de aprendizagem dos alunos. A prática da regulação da aprendizagem pressupõe que, a partir do diagnóstico elaborado sobre o processo de aprendizagem dos alunos no contexto da avaliação formativa, seja proporcionado, ou construído com o aluno, um feedback descritivo das aprendizagens feitas e das dificuldades encontradas. Pressupõe, também, que, em função desse feedback, se decida sobre o tipo de regulação mais adequado aos alunos. Verificando-se que os professores realizam, sobretudo, práticas de avaliação formativa pontual e regulam a aprendizagem com estratégias corretivas, pretendemos aqui refletir sobre outros possíveis contributos para uma prática da avaliação reguladora da aprendizagem dos diferentes alunos.


Palavras-Chave: regulação da aprendizagem; práticas de regulação da aprendizagem; melhoria das práticas.

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Como citar
FERREIRA, Carlos Alberto. Contributos para uma prática avaliativa reguladora da aprendizagem. Eduser - Revista de Educação, [S.l.], v. 5, n. 2, dec. 2016. ISSN 1645-4774. Disponível em: <https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/54>. Acesso em: 22 aug. 2019.
Secção
Artigos