Contributos para uma prática avaliativa reguladora da aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Carlos Alberto Ferreira

Resumo

A regulação da aprendizagem constitui um processo que decorre da prática da avaliação formativa e que se traduz na adaptação da ação pedagógica aos diferentes percursos de aprendizagem dos alunos. A prática da regulação da aprendizagem pressupõe que, a partir do diagnóstico elaborado sobre o processo de aprendizagem dos alunos no contexto da avaliação formativa, seja proporcionado, ou construído com o aluno, um feedback descritivo das aprendizagens feitas e das dificuldades encontradas. Pressupõe, também, que, em função desse feedback, se decida sobre o tipo de regulação mais adequado aos alunos. Verificando-se que os professores realizam, sobretudo, práticas de avaliação formativa pontual e regulam a aprendizagem com estratégias corretivas, pretendemos aqui refletir sobre outros possíveis contributos para uma prática da avaliação reguladora da aprendizagem dos diferentes alunos.


Palavras-Chave: regulação da aprendizagem; práticas de regulação da aprendizagem; melhoria das práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ferreira, C. A. (2016). Contributos para uma prática avaliativa reguladora da aprendizagem. EduSer, 5(2). https://doi.org/10.34620/eduser.v5i2.54
Secção
Artigos