Âmbito e Política

A EduSer é uma publicação científica do Instituto Politécnico de Bragança, fundada em 2003. Trata-se de uma publicação eletrónica, interdisciplinar, dirigida a investigadores/as e profissionais da educação em geral que pretende fomentar o debate científico e a difusão de resultados de investigação indutores de mudanças de práticas educativas e formativas. A partir de 2022, tendo em vista a promoção de um maior fortalecimento da partilha de conhecimento científico ao nível internacional, a revista publica artigos originais em três línguas: português, inglês e espanhol. A revista aceita manuscritos inéditos sobre investigação empiricamente sustentada ou reflexões teóricas e recensões críticas inovadoras que fomentem o avanço do conhecimento na área da educação em geral. Aceita em permanência a submissão de artigos de tema livre. Publica também números temáticos e não temáticos sob proposta de investigadores.

Tempo de revisão

Os revisores possuem 20 dias para completar a revisão. O tempo de comunicação dos resultados aos autores poderá ser superior a este período de tempo se os artigos necessitarem de um novo processo de revisão.

Tempo de publicação

Terminado o processo de revisão científica e de revisão da tradução dos resumos, a EduSer publicará os artigos em fluxo contínuo, mudando a partir de janeiro de 2023 a sua periodicidade semestral.

Conflito de interesses

A EduSer solicita aos revisores que manifestem ausência de conflito de interesses na avaliação dos artigos.

Responsabilidade ética

A Equipa Editorial da EduSer segue boas práticas em matéria de ética e previne irregularidades nas suas publicações não tolerando qualquer tipo de conduta antiética. Os autores que submetam artigos devem assegurar:

  • que foram cumpridos todos os procedimentos éticos nos processos de investigação;
  • que o artigo proposto é original e não foi submetido, no seu todo ou em parte, noutra revista, quer no formato impresso quer no eletrónico;
  • a inexistência de qualquer forma de plágio e de auto-plágio (para mais informações consultar https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines/citations/plagiarism.

Desta forma não serão permitidos textos com conteúdos ou linguagem discriminatórios e/ou ofensivos para um determinado grupo social. Nestes casos os artigos não entram no processo de avaliação, sendo rejeitados de antemão.

Os autores, no caso de pesquisas empíricas, são responsáveis ​​por garantir que os padrões éticos para pesquisas envolvendo seres humanos sejam atendidos.
Para mais informações: Princípios Éticos dos Psicólogos e Código de Conduta (Associação Americana de Psicologia) >> Seção 8: Pesquisa e Publicação; Declaração de Helsinque da WMA - Princípios Éticos para Pesquisa Médica Envolvendo Seres Humanos

 

Licença Creative Commons
Para proteção dos direitos de autor a Eduser utiliza a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) e, para situações omissas que possam surgir, a Equipa Editorial entrará em contacto com os autores e seguirá o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre Ética na Publicação do COPE (Committee on Publication Ethics – http://publicationethics.org) ) e o Regulamento da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Bragança.

Periodicidade

A partir de janeiro de 2023 a EduSer passou à edição de artigos, em FLUXO CONTÍNUO, sendo estes publicados logo após terem sido avaliados e aprovados.

Política de incompatibilidade

Não se aceitam artigos que, de alguma forma, façam publicidade direta a produtos ou marcas. 

Política de Acesso Livre

Os processos de submissão de artigos, avaliação, revisão e edição, não terão qualquer custo para o(s) autor(es).
A EduSer oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo. Procura-se, deste modo, divulgar o conhecimento a nível mundial ao mesmo tempo que se possibilita a utilização da investigação em benefício da educação e áreas afins.

Processo de Avaliação por Pares

A EduSer utiliza o processo de revisão cega por pares. Todos os artigos serão previamente submetidos a um detetor de plágio. Após a leitura do relatório de similaridade, os artigos serão enviados a pelo menos dois avaliadores, especialistas na temática do artigo. Do processo de revisão podem resultar várias situações:

  • Se o artigo for aprovado pelos dois revisores, sem alterações, os/as autores/as são informados/as e o documento segue o processo normal de edição;
  • Se o artigo for aprovado pelos dois revisores e sugeridas alterações estruturais, os/as autores/as são informados/as da necessidade de reformulação do artigo. Depois de realizadas as alterações solicitadas, o artigo será novamente enviado para os mesmos revisores que o poderão aceitar ou rejeitar.
  • Se o artigo for aprovado por um revisor e rejeitado, por outro, o mesmo seguirá uma nova ronda de avaliação por mais dois especialistas. Se estes dois especialistas não aprovarem o artigo, este será recusado para publicação.
  • Se a comissão científica da revista não contemplar especialistas no âmbito da temática de um artigo recebido, a equipa editorial selecionará avaliadores externos para avaliar esses artigos.

Terminado o processo de avaliação, os/as autores/as serão informados/as da decisão editorial, fundamentada com a opinião dos revisores. No caso do artigo ser aceite para publicação, os/as autores/as serão informados/as para colocar a informação da autoria (nome, afiliação institucional e endereço eletrónico) e reenviar o documento completo através da plataforma da revista.