(In)visibilidade de necessidades percebidas pelos estudantes PALOP

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Ana Raquel Prada
Rosa Maria Novo
Lara Simone Lopes
Luisa Ferreira Moreno

Resumo

Partindo do modelo bioecológico de Bronfeenbrenner e Morris (2006), com este estudo exploratório e quantitativo, pretende-se conhecer o perfil social dos estudantes oriundos dos países PALOP e identificar as suas necessidades, mediante um inquérito por questionário. Colaboraram 112 estudantes, de ambos os sexos, sendo a média etária de 22,52 anos. Os resultados indicam que, mais de metade dos inquiridos, aufere um rendimento mensal baixo, assinalado, maioritariamente, como insuficiente. Destacam-se várias dificuldades financeiras com implicações na satisfação de necessidades básicas e nos processos de aprendizagem. É igualmente necessário investir no acesso à informação sobre os serviços disponíveis na instituição do ensino superior (IEs) e na comunidade local. Os principais resultados apontam para a premência de um cuidado acrescido face aos estudantes que frequentam o ensino superior pela primeira vez e para uma reflexão atenta e permanente das IEs, no sentido de proporcionar respostas mais sustentáveis para atenuar as necessidades destes estudantes.  

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Como Citar
Prada, A. R., Novo, R. M., Lopes, L. S., & Moreno, L. F. (2020). (In)visibilidade de necessidades percebidas pelos estudantes PALOP. EduSer, 12(1), 1–16. https://doi.org/10.34620/eduser.v12i1.140
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Artigos

Referências

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