Avanços, recuos e esgarçamentos da formação inicial e continuada para a docência: Entrelaçando o estágio supervisionado, estágio docência e estágio pós doutoral
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objetivo refletir sobre a (trans)(form)ação entrelaçada com a formação docente das autoras-participantes, ocorrida durante a disciplina de Estágio Supervisionado em uma Universidade Pública Federal. A pesquisa visa revelar alguns dos avanços, retrocessos e possibilidades de romper com as (de)formações docentes, adotando uma perspectiva crítica inspirada em abordagens decoloniais. Para a coleta de dados, utilizamos a autoetnografia compartilhada e dialogada como método, escolhendo o diário de bordo coletivo como dispositivo de pesquisa, a fim de ressaltar a colaboração contínua e a co-formação das professoras e autoras deste artigo. A pesquisa é fundamentada em uma abordagem crítica da atuação e formação docente centrada na reflexão em coletivo como fundamento da ação educativa transformadora. Os resultados evidenciam a importância de transformar os currículos dos cursos de formação de professores por meio de ações colaborativas entre profissionais em formação e em atuação, além de indicar que a participação ativa em comunidades de práticas contribui significativamente para a formação contínua e para a reconfiguração de práticas educativas que sejam críticas e comprometidas com a equidade, diversidade e inclusão na educação.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
Amorim, G. B., Có, E. P., & Finardi, K. R. (2021). Percepções de alunos sobre os impactos da pandemia na educação: Foco no aprendizado de inglês. Revista Prâksis, 3(1), 4–31. https://doi.org/10.25112/rpr.v3.2563
Bandeira, H. M. M. (2006). Formação de professores e prática reflexiva. In IV Encontro de Pesquisa e Educação da UFPI - A pesquisa como mediação de práticas socioeducativas. EDUFPI.
Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 19(1), 20–28. https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
Chang, H., Ngunjiri, F., & Hernandez, K. (2016). Collaborative autoethnography (1ª ed.). Routledge.
Có, E. P., Amorim, G. B., & Finardi, K. R. (2020). Ensino de línguas em tempos de pandemia: Experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista Docência e Cibercultura, 4(3), 112–140. https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53173
Finardi, K., & Ferraz D’Ely, R. C. (2023). Estágio supervisionado entre os caminhos traçados e os percorridos durante a pandemia. Educação Online, 18(44), e23184401. https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1344
Francescon, P. K., & Cristovão, V. L. L. (2020). O papel da reflexividade no desenvolvimento profissional docente de professores de Língua Inglesa em formação inicial. Calidoscópio, 18(2), 373–392. https://doi.org/10.4013/cld.2020.182.07
Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido (5ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa (15ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (1999). Pedagogia do oprimido (26ª ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (2006). À sombra desta mangueira (8ª ed.). Olho d’Água.
Holly, M. L. (1995). Investigando a vida profissional dos professores: Diários biográficos. In A. Nóvoa (Org.), Vidas de professores (2 ª ed., pp. 79-110). Conselho Nacional de Educação.
Lima, M. S. L., & Braga, M. M. S. C. (2016). Relação ensino-aprendizagem da docência: Traços da pedagogia de Paulo Freire no ensino superior. Educar em Revista, (61), 71–88.
Mignolo, W. (2017). Colonialidade: O lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais. 32(94), 1-18. https://doi.org/10.17666/329402/2017
Nóvoa, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf
Nóvoa, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. EDUCA/Instituto de Educação Universidade de Lisboa.
Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106–1133. https://doi.org/10.1590/198053144843
Nóvoa, A. (2019). Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, 44(3), 1–15. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910
Nóvoa, A., & Finger, M. (1988). O método (auto)biográfico e a formação. Ministério da Saúde. Depart. dos Recursos Humanos da Saúde/ Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional.
Quijano, A. (1992) Colonialidad y Modernidad-racionalidad. In H. Bonilla (Ed.), Los conquistados: 1492 y la población indígena de las Américas (pp. 437-447). Tercer Mundo Editores.
Salvadori, J. C., & Silva, A. L. G. da. (2022). Docência-formação e professoralidade: a conversa estendida nos giros da rotação por estação. Periferia, 14(3), 104–126.
Selwyn, N. (2011). Education and technology: Key issues and debates. Continuum International Publishing Group.
Silva, J. E. da, & Costa, M. A. M. (2017). Entre a teoria e a prática: A formação docente na pós-modernidade. In N. S. Araújo, & J. Pinheiro-Mariz (Orgs.), Línguas, literaturas e ensino: Reflexões da contemporaneidade (1ª ed., Vol. 1, pp. 101–125). EDUFMA.
Simoneli, B. C., & Finardi, K. R. (2023). Habitus and teacher education in higher education: Reflections of a supervisor and a master student during teaching internship. Studies in English Language Teaching, 11(4), 57–77. https://doi.org/10.22158/selt.v11n4p57
Simoneli, B. C., & Finardi, K. R. (2024). Metodologias e tecnologias de ensino de línguas estrangeiras e de formação de professores entrelaçadas em intercâmbios virtuais. Revista EntreLinguas, 10(Edição Especial 1), e024013. https://doi.org/10.29051/el.v10iesp.1.18078
Vieira, R. A., & Maciel, L. S. B. (2010). Estágio de docência prescrito pela CAPES: Tensões e desafios. Quaestio: Revista de Estudos em Educação, 12(2).
Walsh, C. (2009). Interculturalidad crítica y educatión intercultural. In J. Viaña, L. Tapia, & C. Walsh (Orgs.), Construyendo interculturalidad crítica (1ª ed., pp. 75–96). Instituto de Integrción del Convenio Andrés Bello.
Wenger, E., McDermott, R. A., & Snyder, W. (2002). Cultivating communities of practice: A guide to managing knowledge (1ª ed.). Harvard Business School Press.