Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn

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Maria Nascimento Mateus
Juan Romay Coca
Jesús Valero Matas
Anabel Paramá Diaz
Isabel Caballero Caballero

Resumo

Tomando como premissa inicial o facto de que todo o trabalho educativo deve ter um caráter transdisciplinar, pretendemos com este estudo, de índole teórica, refletir sobre a transdisciplinaridade como estratégia de ensino aprendizagem. O principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento formativo dos alunos do ensino superior e fomentar o desenvolvimento de competências que aportem ferramentas teóricas adequadas a uma educação formal e à sua própria vida, ajudando - os a cumprir o que lhes é exigido pelo sistema, reforçando o seu o espírito crítico. A metodologia utilizada tem por base a análise documental, baseada num processo colaborativo, no trabalho em equipa e no fornecimento de um conhecimento comum. Ancorados no lema de que a relação docente/discente assenta nas premissas aprender a aprender, aprender a ensinar, desenvolver o espírito crítico e as competências democráticas, a pesquisa transdisciplinar, como técnica de ensino-aprendizagem, permitirá que os diferentes atores atinjam o sucesso educativo.

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Como Citar
Mateus, M. N., Coca, J. R., Matas, J. V., Diaz, A. P., & Caballero, I. C. (2017). Reflexões teóricas sobre a transdisciplinariedade: um olhar crítico da perspetiva epistémica de Kuhn. EduSer, 9(1), 31–41. https://doi.org/10.34620/eduser.v9i1.94
Secção
Artigos