Características desejáveis em aplicativos educacionais para promover a interdisciplinaridade e o pensamento abstrato
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Resumo
Os aplicativos digitais são recursos utilizados com objetivos educacionais, principalmente aqueles que funcionam em dispositivos móveis. Nesse contexto, surge um questionamento importante: Quais características os aplicativos educacionais precisam ter para promover a aprendizagem? Este trabalho explorou esta questão numa perspectiva distinta dos trabalhos anteriores, por considerar a interdisciplinaridade e as dificuldades de aprendizagem relacionadas com o pensamento abstrato dos alunos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi definir características desejáveis a aplicativos educacionais para promover a interdisciplinaridade e o pensamento abstrato. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre (1) processos de interpretação e comunicação humana, (2) características de aplicativos que influenciam processos cognitivos, (3) a teoria da Aprendizagem Significativa e sobre (4) dificuldades de aprendizagem relacionadas com o pensamento abstrato. A bibliografia consultada fundamentou a definição de 21 características desejáveis (também chamadas de diretrizes ou recomendações) em aplicativos educacionais que promovam conhecimentos interdisciplinares e o pensamento abstrato. Para ilustrar uma aplicação prática delas, foram apresentados bons e maus exemplos de partes do aplicativo RevisApp a partir de uma análise de conteúdo orientada pelas características propostas. Esta análise considerou o estudo de Citologia numa perspectiva interdisciplinar entre Biologia e Química no Ensino Médio. Por fim, as características propostas neste trabalho foram comparadas com as propostas em dois trabalhos anteriores, para destacar as semelhanças e diferenças entre elas. Espera-se que as características propostas possam ser úteis para orientar no futuro o projeto, o desenvolvimento, a avaliação e a melhoria de aplicativos educacionais que promovam a interdisciplinaridade e o pensamento abstrato.
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