Valorização de professores no Brasil: uma análise da Resolução CNE/CP n.º 4/2024
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo, investiga-se a valorização docente no Brasil com foco na Resolução CNE/CP n.º 4/2024. O objetivo é analisar criticamente as mudanças propostas pela resolução, avaliando se representam avanços ou retrocessos na formação e valorização dos professores. Adota-se uma abordagem documental, analisando menções à valorização docente na Resolução por meio da análise de conteúdo. A análise é conduzida a partir de três categorias principais: 1) Formação Inicial; 2) Formação Continuada; 3) Condições de Trabalho, Carreira e Remuneração. Os resultados indicam que a Resolução CNE/CP n.º 4/2024 apresenta lacunas significativas, como a falta de um enfoque claro na formação continuada e na melhoria das condições de trabalho, carreira e remuneração dos professores. Conclui-se que a normativa atual pode não atender plenamente às necessidades de valorização e desenvolvimento profissional docente. Enfatiza-se a pertinência dos preceitos das diretrizes anteriores e de integrar novas abordagens que contemplem a participação democrática e promovam uma formação crítica e reflexiva, valorizando os profissionais da educação para que possam contribuir para uma educação justa e inclusiva.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Referências
ANFOPE. (1996). Documento Final VII Encontro Nacional. ANFOPE. https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/8%C2%BA-Encontro-Documento-Final-1986.pdf
ANFOPE. (1998). Documento Final IX Encontro Nacional. ANFOPE. https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/9%C2%BA-Encontro-Documento-Final-1998.pdf
ANFOPE. (2010). Documento Final XV Encontro Nacional: políticas de formação inicial e continuada de profissionais da educação no contexto dos anos 2000. ANFOPE. https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/15%C2%BA-Encontro-Documental-Final-2010.pdf
ANFOPE (2016). Documento Final do XVIII Encontro Nacional da ANFOPE – Políticas de formação e valorização dos profissionais da educação: conjuntura nacional avanços e retrocessos. ANFOPE. https://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/05/Doc-FINAL-XVIII-ENANFOPE6_3_2017Coordena%C3%A7%C3%A3oIria.pdf
ANFOPE. (2024). Nota da ANFOPE sobre o Parecer CNE/CP nº 4/2024. https://www.anfope.org.br/nota-da-anfope-sobre-o-parecer-cne-cp-no-4-2024-2/
ANPEd. (2024). GT 08 divulga nota de repúdio às Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores. https://associado.anped.org.br/news/gt-08-divulga-nota-de-repudio-proposta-de-diretrizes-curriculares-da-formacao-inicial-de
Arroyo, M. G. (2015). A formação docente-educadora, interrogada? In J. A. P. Rios (Ed.), Políticas, práticas e formação na educação básica (pp. 9-15). EDUFBA.
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Editora 70.
Brasil. (2002a). Resolução CNE/CP nº 1/2002, de 18 de fevereiro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res1_2.pdf
Brasil. (2002b). Resolução CNE/CP nº 2/2002, de 19 de fevereiro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf
Brasil. (2015). Resolução CNE/CP nº 2/2015, de 1º de julho. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719rescnecp00203072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192
Brasil. (2016a). Decreto nº 8.752/2016, de 9 de maio. Diário Oficial da União, Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm
Brasil. (2016b). Emenda constitucional nº 95/2016, de 15 de dezembro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm#:~:text=EMENDA%20CONSTITUCIONAL%20N%C2%BA%2095%2C%20DE,do%20%C2%A7%203%C2%BA%20do%20art
Brasil. (2017a). Lei nº 13.415/2017, de 16 de fevereiro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html
Brasil. (2017b). Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Brasil. (2018). Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica. Versão Preliminar. Ministério da Educação, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/setembro-2019/124721-texto-referencia-formacao-de-professores/file
Brasil. (2019). Resolução CNE/CP nº 2/2019, de 20 de dezembro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019%20pdf/135951-rcp002-19/file
Brasil. (2020). Resolução CNE/CP nº 1/2020, de 27 de outubro. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2020-pdf/164841-rcp001-20/file
Brasil. (2024). Resolução CNE/CP nº 4/2024, de 29 de maio. Diário Oficial da União, Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=258171-rcp004-24&category_slug=junho-2024&Itemid=30192
Botomé, S. P. (1996). Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Vozes.
Cardoso, A. M. A. S. de B. (2006). Alguns desafios que se colocam à educação social. Cadernos de Estudo, 3, 7-15. http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/880
Ciavatta, M., & Ramos, M. (2012). A “era das diretrizes”: a disputa pelo projeto de educação dos mais pobres. Revista Brasileira de Educação, 17(49), 11-37. https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000100002
Freitas, H. C. L. (2002). Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação & Sociedade, 23(80), 136-167. https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000009
Freitas, H. C. L. (2018). 30 Anos de Constituição: avanços e retrocessos na formação. Revista Retratos da Escola, 12(24), 511-527. http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/912
Gatti, B. A., Barreto, E. S. de S., & André, M. E. D. de A. (2011). Políticas docentes no Brasil: um estudo da arte. UNESCO.
Gonçalves, A., & Rodrigues, M. J. (2017). Formação em ciências na licenciatura em educação básica: o caso da Escola Superior de Educação de Bragança. EduSer, 8(1), 13-27. https://doi.org/10.34620/eduser.v8i1.76
Gonçalves, P. W., Sicca, N. A. L., Fernandes, M. C., & Alves, M. A. R. (2012). A pesquisa colaborativa como contributo para o desenvolvimento profissional do professor e da cultura científica: mudanças na concepção de natureza e na prática docente. Revista Ibero-americana de Educação, 60(3), 1-13. https://rieoei.org/RIE/article/view/1305
Gonçalves, S., Mota, M., & Anadon, S. B. (2020). A Resolução CNE/CP. 2/2019 e os retrocessos na formação de professores. Revista da ANFOPE, 2(4), 360-379. https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2020.v2i2n4.360-379
Martinez, F. W. M., Kailer, P. G. da L., & Tozetto, S. S. (2022). A BNC-Formação: o projeto de formação por competência dos docentes pós-golpe jurídico-institucional de 2016. Cadernos de Pesquisa, São Luís, 29(1). https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18985
Monlevade, J. (1996). Pequenas geografias, história e economia da profissão docente no Brasil. In L. C. Menezes (Ed.), Professores: formação e profissão. Autores Associados.
Nogueira, I. C., & Blanco, T. (2017). Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar. EduSer, 9(2), 42–50. https://doi.org/10.34620/eduser.v9i2.100
Nóvoa, A. (2002). Formação de professores e trabalho pedagógico. Educa.
Nóvoa, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Tema em Destaque. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133. https://doi.org/10.1590/198053144843
Oliveira, D. A. (2013). As políticas de formação e a crise da profissionalização docente: por onde passa a valorização? Revista Educação em Questão, 46(32), 51-74. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5122
Oliveira, D. A., & Vieira, L. F. (2012). Trabalho na educação básica: a condição docente em sete estados brasileiros. Fino Traço.
Ponte, J. P., & Sebastião, L. (2004). A formação de professores e o processo de Bolonha - Relatório. http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3407/1/04-Relat%C3%B3rio-Bolonha.pdf
Scheibe, L. (2010). Valorização e formação de professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Revista Educação e Sociedade, 31(112), 981-1000. https://www.scielo.br/j/es/a/mWcpFS3HxSpLjHRgxW3cnhK/?format=pdf
Silva, K. A. C. P. (2018). Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Perspectiva, 36(1), 330–350. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2018v36n1p330
Silva, K. A. C. P. (2020). A (de)formação de professores na Base Nacional Comum Curricular. In A. M. da C. Uchoa, Á. de M. Lima, & I. P. F. de S. Sena (Eds.), Diálogos críticos: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? (Vol. 2, pp. 102-122). Editora Fi.
Zanella, A. M., & Masson, G. (2024). A política nacional de formação continuada de professores da educação básica (2004-2020): The national policy for continuing training for basic education teachers (2004-2020). Revista Cocar, [S. l.], 28, 2024. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9169