Formação inicial para a docência: avanços e recuos? Nota introdutória

Conteúdo do artigo principal

Elisabete Mendes Silva
https://orcid.org/0000-0002-1782-2567
Paula Vaz
Manuel Vara Pires

Resumo

No cenário em constante evolução da educação, a relevância da formação inicial para educadores e professores é fundamental e não pode ser subestimada. Ela é essencial para construir as bases do futuro da educação e do ensino, influenciando diretamente as competências, perspetivas e metodologias dos futuros profissionais da educação. No entanto, os avanços e recuos nas orientações oficiais e nos programas disponibilizados pelas instituições de ensino superior formadoras têm “tecido” uma teia matizada de equívocos, desafios e oportunidades, exigindo uma análise crítica do seu estado atual.


No centro deste discurso reside a questão da preparação ou capacitação de futuros docentes. Quão bem preparados estão os educadores e professores para enfrentar as salas de atividades ou de aula contemporâneas influenciadas pelos complexos contextos socioculturais e pelas diferentes necessidades de crianças/alunos? Como é que os educadores e professores estão a lidar com a necessidade de reestruturação das salas de aula devido aos avanços tecnológicos contínuos, e a necessidade de repensar a ação pedagógica? Qual a qualidade dos enquadramentos e os programas de formação inicial para a docência no sentido de equipar os futuros educadores e professores com as ferramentas, métodos e estratégias mais adequados?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, E. M., Vaz, P., & Pires, M. V. (2025). Formação inicial para a docência: avanços e recuos? Nota introdutória. EduSer, 17(ESP). https://doi.org/10.34620/eduser.v17iESP.380
Secção
Dossier temático: Formação Inicial para a Docência: Avanços e Recuos?